19 de junho de 2014

70 anos de um certo Buarque de Holanda



Com olhos azul cor de mar, um titulo de galã e uma voz inesquecível, o aniversariante de hoje canta a mulher com tamanha sensibilidade e possui aquele 'eu' feminino que pouco se vê. Mas, Chico Buarque é integrante deste grupo capaz de produzir essa proeza. 
Escuto Chico desde que me entendo por gente. Cresci em um ambiente que me induziu a amar a MPB e seus ícones. Sendo Chico um dos ícones da música popular brasileira foi natural o gosto por seu trabalho. 
Minha música favorita dele: Até o fim. Uma história cantada. Um querubim maldito, uma vida atrapalhada que me lembra até mesmo a tragédia cômica de Charles Chaplin. 
Até o fim é um sambinha que ele canta juntamente com Ney Matogrosso. Outro artista o qual tenho profunda admiração não só por sua música, mas por ter a honra de ser conterrânea. Mas voltemos ao Francisco, aquele Buarque de Holanda...
Mesmo sendo Até o Fim minha canção predileta desse Chiquinho, posso citar tantas outras músicas que fazem parte da minha playlist. Posso falar de Apesar de Você, Cálice, músicas que são parte do legado musical brasileiro como também contam, em sua composição, o que era o regime militar. Sendo que ambas acabaram, na época,  sendo proibidas pela censura característica deste mesmo Regime, fazendo de Chico não só um artista que dispensa comentários, mas também o tornando personagem desta fase medonha da história do Brasil. 
Outra canção de Chico Buarque que critica o regime é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a regime militar.A canção se chama Meu Caro Amigo e foi dirigida a Boal, que na época estava exilado em Lisboa. A canção foi lançada originalmente num disco de título quase igual, chamado Meus Caros Amigos, do ano de 1976. 
Não há artista que não tenha cantado ou tocado em algum momento da vida algo de Buarque. Este que ao lado de Jobim, Elis, Noel, Gilberto, Vinicius de Moraes, faz parte da história da música brasileira e da história de cada amante da MPB que existe por aí. 

Feliz Aniversário a Chico. Este Certo Buarque de Holanda capaz de traduzir em meio a linhas e melodias a alma feminina.




18 de junho de 2014

Sir Paul MCcartney completa hoje 72 anos

Aaaah! É um pouco dificil falar de alguém que você não sabe muito, mas que lhe faz sentir tudo quando está em um palco ou se apresentando  em qualquer lugar que seja.
Depois de ter andado com uma virose pegando no pé, nos dando aquele susto e devido a isso ter cancelado shows, hoje o Sir da música, o Sir Paul MCcartney completa mais um ano de vida. 

Party, party, party... Happy Birthday! 

Paul, nasceu em Liverpool em 18 de junho de 1942 e é, além de Ringo, o único Ex-Beatle ainda vivo da banda que deu o ponta pé inicial na sua carreira.
McCartney ao lado de John Lennon faz parte de uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias musicais de todos os tempos, "escrevendo as canções mais populares da história do rock". Digamos que os dois foram  Jobim e Gilberto do Rock, na época. 
E atualmente atua em carreira solo, tendo lançado no ano passado o álbum de estúdio NEW. 
Em New, encontramos tudo o que se espera de Sir MCcartney: rocks, baladas, jogos vocais, belas melodias e arranjos que remetem à sua antiga banda, ou aos trabalhos solos e aos discos com o grupo Wings, grupo este formado com sua esposa Linda MCcartney.
Paul MCcartney é um dos poucos ídolos que possuo na música.  Tem um 'Q' de paixão nele quando está no palco que me conquista. Percebo que ele faz o que gosta. Que na música ele se sente à vontade. Caso contrario teria a abandonado no fim dos Beatles. Aliás, MCcartney é britânico e afirma meu apreço pela cultura e artistas britânicos. 
Os Beatles são ícones ingleses, mas também ícones da história do Rock. E Paul faz parte desta história. 
 Resumindo, impossível não amar esse senhorzinho! E mais impossível ainda não dizer que ele é uma das minhas referencias musicais. E como disse anteriormente, difícil definir alguém que só lhe faz sentir amor. 

Por este motivo...

Happy Birthday, Sir Paul. 

Love, love , love...