10 de dezembro de 2011

Dia do palhaço

Há uma música que diz que o palhaço é no grande circo apenas o ladrão do coração de uma mulher.
Entre tantas atrações de um circo, o palhaço é a principal. A sua cara pintada de branco, boca coberta de vermelho, nariz vermelho, olhos desenhados e o traje espalhafatoso fazem parte do seu show, que junto com uma dose de trapalhadas e humor fazem a alegria de qualquer público.
Ser palhaço é fazer rir. Mas, ser palhaço é principalmente fazer sonhar.
O nome palhaço, como foi dito, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquiagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando om o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.
De qualquer forma, hoje, este que pode ser considerado um dos artistas mais antigo da história, está sendo pouco valorizado. Se esqueceram que o humor começou de um palhaço. E que a simplicidade, a graça, elegância e a leveza  também fazem parte de um espetáculo de sorrisos.

Parabéns palhaços pelo dia de vocês.

Post dedicado ao: Teatro Mágico (trupe), Marcio Ballas, Carlitos ( Charles Chaplin) e Selton Mello que recentemente interpretou um digno palhaço nos cinemas.

Palhaços
Rosenna

Há palhaços e "palhaços"
no circo da vida,
há quem faz rir às crianças
com suas piruetas,
os que com suas histórias
faz chorar à gente adulta.
Esses são os verdadeiros palhaços.
Mas há outros "palhaços"
que fazem e dizem coisas por maldade...
quem sabe por inveja e ciúme,
que mentem por demais.
Mas a gente felizmente sabe
que a vida é apenas dos
palhaços...decentes,
dos que vão pela vida com a verdade,
dos que adoram as crianças...
dos que escrevem ternas poesias.
Os palhaços verdadeiros
são os que ao tirar sua máscara
podem-se mirar aos olhos dos meninos
sem vergonha e com muito amor.


Será?

Gostar de alguém e não se ferir é o mesmo que não gostar. E contradigo Camões que dizia que amor é ferida que dói e não se sente. Se sente sim, e muito. Principalmente quando vê que aquele alguém fica com tantas pessoas e com você não. Que só te vê como um amigo. Não quero mais escutar "apenas amigos" . Preciso de algo mais, algo que me faça parar de me perguntar toda manhã: Será que vale a pena?
Gosto de você e você não enxerga, ou não quer enxergar. Não quer admitir que alguém possa te querer tanto a ponto de esquecer de si.
Que todos os sonhos me levam aonde você está. Que fico te observando, te vendo dar risadas com seus amigos e te querendo mais e mais. 
Canções me levam a você, tento dormir na ânsia de te esquecer por algum tempo, mas não, pensamentos escondidos por cada parte minha, querem estar do seu lado, tendo teu corpo emaranhado com o meu. Não sei o que acontece, pode ser amor, uma obsessão que só se cura com seu abraço, ou desejo de algo impossível. Só que o quê não entendo é porque algo que dizem tanto ser bom, parece machucar bem mais que os tombos de bicicleta que quando criança levava. Será que seria esse o significado de amor? A dor?  Fica a questão!

G.D