29 de outubro de 2011

Livro, câmera, ação!


A leitura é inspiradora e o mercado cinematografico sabe bem disso. É inegável o fato de que muitas das obras da 7ª arte vieram inicialmente das páginas de um livro. Como é o caso de Harry Potter, Crepúsculo, Marley e Eu, O caçador de pipas, Código Da Vinci, Anjos e demônios, O nome da Rosa, James Bond, Crônicas de Narnia, o recente Percy Jackson, dentre outros.   E até mesmo algumas produções nacionais como no caso de Carandiru e Cidade de Deus já tiveram sua obra literária adaptada para o cinema. 
E não é apenas no cinema que a literatura tem colocado sua marca, pois, os produtores de seriados também tem investido e muito em histórias literárias e as adaptando para a televisão.
As séries The Vampire Diaries, Gossip Girl, Games of  Thrones, Dexter, Pretty Little Liars, True Blood, e a série nacional O Divã, são bons exemplos desta façanha produzida nos estúdios. 

Mas, diante de tudo isso, devo concordar que não importando a mídia a qual o livro foi adaptado ou reproduzido, nada substitui uma boa história e um bom autor!