10 de outubro de 2011

A primeira esposa de Pearl S. Buck

Sempre que me perguntam qual é o meu livro predileto, digo que é este e acredito que  quem curta a cultura oriental, vai também gostar dele.
A obra 'A primeira esposa' escrita  por Pearl S. Buck, traz a tona a discussão do papel da mulher na antiguidade que com o tempo assumiu um posto que se iguala e algumas vezes até mesmo supera ao do homem.
Pearl S. Buck
A China, país onde se passa a história, sempre foi conhecido por ser um país de leis rigidas e profundamente disciplinado, e essas caracteristicas são apresentadas na vida de uma chinesa que foi educada apenas para servir o marido, os sogros e educar seus filhos.
Porém, seu marido, após uma viagem que fez ao Ocidente para estudar, volta diferente e mesmo ela tentando ser como ele desejava, sua criação, principios e até mesmo conceitos que tinha sobre ser 'Esposa' foram mais fortes, e a impediram da mudaça que poderia ter segurado seu marido.
A historia termina de uma forma que não vou contar. Mas, para quem gosta de uma boa literatura estrangeira, tá aí uma boa dica. Até porque, apesar do livro ter sido escrito em 1933, ele debate vários assuntos que até hoje são tema de discussões, como o papel da mulher na sociedade e  o adultério.