4 de fevereiro de 2011

Atenção aos sons

Escutei um som estranho...
Não era música
tão menos Mozart
Não era um violino
Ou um piano a tocar...

Era o som do vento 
nas folhas da mangueira
Era o som da chuva
no cair da goteira

Era apenas som
o som da natureza
A natureza que cantava
anunciando um dia novo 
e o sol que raiava

Mas diante de tudo
um pensamento me veio
Como será a vida daqueles
que não podem escutar
o assobio do vento?

( autor desconhecido) 

Sem a música a vida seria um erro ( Friedrich Nietzsche)

3 de fevereiro de 2011

ET Bilú vai perder a casa

Acreditem se quiser, mas o Et Bilú vai perder a casa.
Segundo a noticia da Folha Online, o Incra pretende desapropriar as terras de Urandir Fernandes de Oliveira que se diz ufólogo, paranormal e amigo do extraterrestre, deixando o "ET" brasileiro sem casa.
 Ainda não se sabe se o dito ET passou algum tipo de escritura para Urandir, a unica coisa a qual se sabe é que o "ufólogo" já assinou um termo aceitando a desapropiação da fazenda Santa Terezinha em Corguinhos/ MS.
O ET Bilú, apresentado pela Record e  conhecido por sua voz fina e sua frase marcante " busquem conhecimento", que já foi tema de alguns humoristicos como o CQC ( Band) e virou hit na web, sendo um dos videos mais vistos no youtube, parece que será o mais novo Sem Terra do MS, podendo assim aparecer em algum jornal por aí como invasor de alguma propriedade ou senão  buscando , não conhcimento, mas  abrigo com os índios Tupi Guaranis ou kadiwéus, coisa que no inteiror do estado tem e muito.

1 de fevereiro de 2011

No escurinho do cinema...


Foi em 28 de dezembro de 1895, num café parisiense chamado 'Salão Grand Café'  que aconteceu a primeira seção cinematográfica da história, sendo exibido o filme L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.
O evento só foi possivel graças ao "Cinematógrafo", que era uma máquina capaz de projetar imagens em movimento, inventada pelos irmãos Louis e Auguste Lumière.
L'Arrivée d'un Train à La Ciotat, assim como todos os primeiros filmes, eram mudos e com legendas as quais explicavam o que acontecia, e durante a seção um pianista acompanhava a ação dos personagens, tocando uma música mais lenta para um cena mais romantica e algo mais rápido para uma cena de perseguição, por exemplo.
Hoje, com toda a tecnologia a disposição, os cenários podem ser criados em programas de computador, porém, naquela época, um filme como Avatar por exemplo, não seria possível ser criado, já que os cenários eram construidos ao ar livre ou no interior de enormes galpões, reproduzindo assim ambientes e paisagens variadas.
Cada sessão de filmagem requeria o trabalho de centenas de pessoas e quando terminada a preparação, acendia-se uma luz vermelha e como representado muitas vezes, fazia se o silêncio e o diretor gritava a famosa palavra "ação", marcando o inicio da primeira tomada.
Um dos atores que marcou a era do cinema mudo foi Charles Chaplin. Que com seu personagem Carlitos comoveu platéias e se tornou um ídolo tanto da comicidade como da atuação. 
Filmes com uma dose de ficção como Harry Potter, Matrix, Senhor dos Anéis, Alice no país das maravilhas, entre tantos outros, possuem em seu conteúdo algo denominado "Efeitos especiais". Essa "novidade" surgiu em 1913, que mesmo de uma forma mais rústica, dava a entender ao público que o ator estaria de fato sendo filmado no ambiente projetado, usando a técnica de projetar uma película filmada previamente como fundo para uma nova cena. Outra possibiladde para que este tipo de efeito ocorresse, era empregar painéis de vidro ( hoje ultilizam o Chroma Key) pintados com o cenário de fundo, o que exigia a mistura de mais uma arte, a das artes plásticas. Nesse caso, a câmera filma através do painel, com os atores atrás.  
Já nos desenhos animados, hoje feitos por computação gráfica, filmavam-se os bonecos quadro a quadro. Naves espaciais, como a Enterprise de Jornadas nas estrelas, eram na verdade modelos filmados no estúdio. 
Hoje, com a evolução da tecnologia, mudou-se muita coisa no cinema, sendo a novidade mais recente os filmes em terceiras dimensões, também conhecidos como 3D. E fico me perguntando: será que os irmãos Lumière imaginavam que sua idéia iria evoluir a este ponto? provavelmente não. Mas de qualquer forma, a 7ª arte evolui a cada ano. As produções se tornam mais criativas e prazerosas de serem vistas.  O que prova que para o homem, nem o céu é limite, já que com um programa de computador, uma câmera, bons atores e uma dose de imaginação, ele pode recriar o mundo da forma que quiser.

  

Curiosidades sobre o cinema:

1985- primeira exibição de cinema, em Paris
1905- Abre-se nos EUA o primeiro cinema, chamava-se Nickelodeon, pois o ingresso custava apenas 1 níquel.
1907- Fundação de Hollywood
1927- Aparece o primeiro filme sonoro de longa metragem, O cantor de jazz e surgia também a idéia do OSCAR ( premiação anual concedida aos profisisonais do cinema pela Academia de Arte Cinematográfica e Ciências)
 1928- o americano Walt Disney ( 1901-1966), lança o camudongo Mickey no filme Steamboat Willie.
1929 - A primeira premiação do Oscar na história do cinema
1938 - O filme E o vento levou é o grande sucesso internacional
1960- O diretor inglês de suspense Alfred Hitchcock completa seu 50º filme: Psicose