8 de dezembro de 2010

16 anos sem Jobim



Há exatamente 16 anos atras, a música popular brasileira perdia um dos seus maiores ícones, se não o maior de todos eles. Perdiamos Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido por Tom Jobim.
Tom Jobim, compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro, foi, juntamente com Vinicius de Moraes, outro mestre da nossa MPB, o mentor da música que se tornou praticamente o hino deste país.
Garota de Ipanema foi a  trilha sonora do filme homônimo do diretor Leon Hirszman, lançado em 1967, sendo também considerada uma das obras mais brilhantes de Tom Jobim. O LP que conta com canções em sua maioria da sua parceria com Vinicius de Moraes, em  1967, como "Lamento do Morro", "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema" – teve também a participação de Chico Buarque (em "Noite dos Mascarados" e "Chorinho").
Jobim levou para fora do país não só nossa música, mas nossas belezas, nossa cultura e sobretudo conseguiu reconhecimento por suas composições tão belas, que chegam a ser poeticas.
Tom Jobim o eterno poeta da bossa nova, deixou saudade, mas deixou principalmente um legado de poesia, música e amor. 

Tristeza não tem fim. Felicidade sim.
                                                                  Tom Jobim