19 de janeiro de 2012

Os sonhos mais lindos, sonhei...


Elis Regina, conhecida como a pimentinha da MPB. Apesar da alcunha tinha uma docilidade na voz que pouco se vê nas cantoras atuais. Dificilmente consigo escolher uma música predileta da Elis, mas posso enumerar aqui Fascinação, Águas de Março - que tem parceria com Tom Jobim-  e o Bêbado e a Equilibrista, sendo que acho esta ultima canção uma das interpretações mais lindas de toda sua carreira.
Enfim, hoje se completa 30 anos que perdemos essa fiel representante da  MPB. 30 anos sem que possamos escutar sua bela e doce voz cantando os sonhos, as desigualdades e os amores deste país abençoado por Deus e bonito por natureza.
E por esse motivo deixo aqui uma singela homenagem a essa bela voz e a verdadeira musica popular brasileira com o Bêbado e a equilibrista. Música esta que também cita Carlitos, personagem interpretado por Charles Chaplin.


"Sou apenas o meu tipo inesquecível apesar de,ás vezes, me achar uma porcaria"
(Elis Regina)

18 de janeiro de 2012

A onda dos covers

Segundo a Wikipédia, Cover nada mais é que a releitura ou regravação de uma música ou banda.  Ultimamente a moda dos covers vem tomando forma cada vez maior, principalmente com os hits.
Um cover pode ser feito ao vivo ou gravado em estúdio. No primeiro caso, a lei de direitos autoriais aconselha a menção ao nome do compositor/artista original no momento da execução. Caso a música seja lançada em algum suporte musical é necessária a autorização do compositor e parte das vendas do título é destinado ao seu autor.
Nos sites como Youtube e Vimeo é comum vermos covers gravados em estúdio, geralmente com algum detalhe diferente como o arranjo ou a forma como é executada.
Mas também há casos em que nem a melodia é mantida, como, por exemplo, no cover the "Fell in Love with a Girl", canção da banda americana White Stripes regravada pela cantora inglesa Joss Stone. É comum, aliás, regravações feitas por vozes femininas de músicas cantadas originalmente por vozes masculinas, ou vice-versa.
Em 2011 as músicas Someone like you e Rolling in the Deep da cantora inglesa Adele se tornou as favoritas desses covers. Tendo versão até mesmo a capela.
A questão aqui é que independente da versão, a produção envolvida por tras dos covers acaba que por muitas vezes superar o original e podem dar fama ou maior notoriedade a um anônimo, como foi o caso de Boyce Avenue  conhecido por seus covers acústicos.